Periodontia e Endodontia

Periodontia e Endodontia (Tratamento de Canal)

A odontologia possui diversas vertentes em sua área e neste artigo será abordado sobre periodontia e endodontia, duas áreas que estão diretamente ligadas.

O que é Periodontia?

Área que engloba o estudo dos tecidos próximos aos dentes como a gengiva, os ligamentos periodontais, o cemento (tecido que cobre a superfície da raiz) e o osso alveolar (tecido ósseo que circunda as raízes dos dentes).

O que é Endodontia?

Área especializada no tratamento dos problemas internos dos dentes, popularmente conhecida como o tratamento de canal. Essa parte da odontologia cuida de lesões e doenças da polpa e da raiz do dente.

O que essas áreas têm em Comum?

Tanto a periodontia quanto a endodontia se interligam quando há problemas de inflamação nos tecidos periodontais ou na polpa dental.

Qual a importância da Periodontia para a saúde bucal?

Essa especialidade odontológica é considerada fundamental para a saúde bucal e para o planejamento estético da reabilitação oral. A higienização inadequada pode levar a gengivite e, posteriormente, a periodontite (infecções bacterianas na gengiva).

Essas doenças inflamatórias são comuns e os seus tratamentos muito importantes para preservação da saúde do indivíduo, prevenindo problemas de mobilidade dentária e o risco de endocardite bacteriana.

Qual a importância da Endodontia para a saúde bucal?

Essa área da odontologia tem como finalidade evitar que ocorram infecções na região da boca. Essas infecções surgem quando as bactérias presentes na cavidade bucal chegam à corrente sanguínea. Além disso, atua também na parte de estética e autoestima do paciente, pois é possível realizar o clareamento interno de dentes, que ficaram escuros em decorrência de infecções bacterianas, por exemplo.

Tratamento de Canal

O tratamento de canal é um procedimento que leva à retirada da polpa dentária e o espaço é instrumentado e seco para o seu devido preenchimento.

A polpa dentária pode ser prejudicada por esses seguintes fatores: cáries muito profundas, trauma forte que cause danos aos dentes e dentes totalmente quebrados.

Todos esses tópicos citados fazem com que haja a inflamação ou exposição direto da polpa, levando a necessidade de um tratamento de canal no paciente.
Apesar de ser um procedimento bastante conhecido, muitas pessoas precisam realizá-lo, mas não sabem que precisam recorrer a ele.

Para saber como está a sua saúde bucal, o ideal é visitar o dentista elo menos duas vezes ao ano. Assim, caso necessite de algum tratamento de periodontia e endodontia clique aqui e agende agora mesmo sua avaliação.

Siga nossas redes sociais:

DEPOIMENTOS

Agende sua consulta

Tenha motivos para viver sorrindo!

× AGENDE SUA CONSULTA