Lentes de Contato Dental
e Facetas em Resina

Lentes de contato dental e Facetas em resina

Nos últimos anos a odontologia tem entregado cada vez mais opções de tratamentos que unem saúde bucal e estética, prova disso são as lentes de contato dental e as facetas em resina.

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre lentes de contato dental. Isso porque nos últimos tempos elas viraram febre entre famosos e celebridades. Mas é claro que todos podem fazer uso das lentes para alcançar o visual que desejam para seus dentes.

Outra solução muito buscada nos consultórios odontológicos são justamente as facetas em resina, que ficaram famosas por apresentar um resultado estético semelhante aos da lente, com menor custo e tempo de tratamento.

Mesmo com escovação e demais cuidados necessários para a higiene e saúde bucal, muitas pessoas ainda estão insatisfeitas com a aparência de seus sorrisos e, por isso, buscam meios de solucionar esse problema.

O que é estética dental?

A estética dental é a parte da odontologia que cuida tanto da saúde bucal quanto da beleza do sorriso.

Hoje em dia, muitos profissionais têm se especializado na área, ainda mais diante do crescimento da procura por um sorriso perfeito e harmônico com o rosto. No entanto, apesar de estar relacionada com a beleza dos dentes, a estética dental não se preocupa apenas com este quesito.

Isso porque, antes de ter dentes bonitos, é preciso pensar em dentes saudáveis. É importante optar por tratamentos que tenham estes objetivos em comum. Por isso, além das facetas em resina ou lentes de contato, para auxiliar no tratamento, restaurações, limpezas e clareamentos também fazem parte do passo a passo para obter o sorriso dos sonhos.

A maioria dos pacientes que buscam por um tratamento com lentes de contato dental ou facetas em resina estão em busca de corrigir imperfeições em seus sorrisos. E, quando se trata de sorriso, cada pessoa tem suas características particulares e que devem ser levadas em consideração na hora de dar continuidade ao tratamento.

Estes tratamentos são indicados para corrigir os diastemas (dentes separados), coloração, tamanho e largura dos dentes naturais. Desta forma, pacientes que têm dentes muito pequenos, com tonalidades mais escuras ou que diferem uns dos outros, podem tirar vantagem destes tratamentos.

A função desses tratamentos é proporcionar uniformidade ao sorriso do paciente e alinhar seus desejos ao que é mais viável para seu sorriso, impactando diretamente na sua autoestima e qualidade de vida. Visto que é comum que evitem falar ou sorrir em público por conta da vergonha da aparência dos dentes.

A responsabilidade dos profissionais que realizam essa modalidade de procedimento é enorme. Trata-se de um processo delicado e que pode mudar a vida do paciente para o bem ou para o mal. Por isso, busque profissionais capacitados.

O que são lentes de contato dental?

As lentes de contato dental, como o nome já diz, são utilizadas nos dentes e se assemelham com as lentes de contato utilizadas nos olhos.

Não pelo formato, mas pela espessura, pois ambas são extremamente finas e fazem toda a diferença na vida de quem as usa.

As lentes têm espessura em torno de 0,5 milímetro ou até menos. Elas são colocadas em cima dos dentes naturais com a finalidade de melhorar a estética bucal como um todo.

Além das lentes de contato dental existem também as facetas de porcelana, tratamento muito similar. A principal diferença entre as lentes de contato e as facetas está relacionada a sua espessura, visto que as facetas têm a mesma função, mas possui uma espessura de aproximadamente 1 milímetro.

O que são facetas em resina?

As facetas em resina funcionam como uma espécie de capa, utilizada para cobrir o dente natural. Estas facetas são finas e devem ser aplicadas por cima dos dentes, com a intenção de deixar o sorriso mais uniforme.

Quando falamos que as facetas em resina são finas pode dar a entender que são frágeis, mas não. As facetas são bastante resistentes e duradouras, basta que o paciente siga as recomendações do dentista.

Tratamento:

Apesar de ter se tornado muito popular nos últimos anos, o uso de lentes de contato dental deve ser feito com o auxílio de profissionais sérios e responsáveis. Infelizmente não é incomum encontrar resultados fora do considerado harmônico e bonito, que é a principal função da estética odontológica.

O tratamento com lentes de contato dental deve ser feito unindo dois pilares: a harmonia entre os dentes e face do paciente; e observação das solicitações do paciente, buscando sempre a naturalidade e equilíbrio.

O sonho de muitas pessoas é ter dentes branquíssimos, o que nem sempre combina com a naturalidade e as demais propostas do tratamento. Formatos de lentes de contato dental que destoem muito da realidade, deixam o sorriso muito artificial e não é o que profissionais sérios recomendam.

É preciso se atentar ao local e a experiência do profissional escolhido para realizar o tratamento, de forma que o sonho do sorriso perfeito não se torne um pesadelo.

Como as lentes de contato dental são feitas?

Primeiramente, este não é um tratamento que começa com tempo determinado para acabar. São necessárias conversas entre o dentista e o paciente e avaliações para chegar a um esboço do resultado, o que pode variar de acordo com as necessidades e desejos do paciente e complexidade do tratamento.

O paciente precisa passar por uma avaliação com profissional para determinar o que será modificado com as lentes de contato dentais. Por exemplo, alguns pacientes não colocam as lentes em todos os dentes, alguns optam por ajustar apenas a parte superior da arcada dentária, outros preferem dar atenção apenas aos dentes que ficam mais aparentes etc.

O tratamento envolve avaliações, planejamento, análise dos dentes por meio de scanner intra-oral, preparação das lentes, preparação dos dentes e colagem das lentes. São processos detalhados e delicados que exigem atenção dos profissionais envolvidos.

Outro ponto importante se refere ao desgaste dos dentes naturais para a colocação das lentes de contato dental. Na maioria dos casos é preciso sim realizar o desgaste dos dentes para que as lentes se encaixem perfeitamente. Porém, este desgaste deve ser feito de forma adequada para não causar danos a estrutura dos dentes, trazendo dores e sensibilidades no futuro.

Também é importante ressaltar que, para a colocação das lentes de contato dental, o paciente precisa estar com a saúde bucal em dia. Ou seja, ter dentes naturais e gengivas saudáveis. Desta forma, é preciso passar por um check-up antes de iniciar o tratamento para verificar a saúde dos dentes e das gengivas, para que não haja problemas no futuro.

E você, já pensou em aderir às lentes de contato dental? Clique aqui e agende uma avaliação agora mesmo.

Diferenças entre facetas em resina e lentes de contato dental:

As facetas em resina e as lentes de contato apresentam diferenças em diversos aspectos.

O primeiro deles está relacionado a espessura de ambas, enquanto as facetas têm cerca de 1 milímetro de espessura, as lentes são bem mais finas, com apenas cerca de 0,5 milímetro.

Além disso, as lentes são colocadas de forma diferente das facetas. As facetas são feitas de forma incremental e diretamente sobre o dente, onde o profissional irá aplicar camadas de resina composta buscando uma maior naturalidade. Enquanto isso, as lentes são confeccionadas em cerâmica em laboratório e essa fina película será cimentada sobre o dente.

As facetas em resina são mais indicadas para pacientes que não apresentam coroas de porcelana na região estética, para que todo o trabalho estético seja realizado com o mesmo material. Por serem confeccionadas em resina, as facetas precisam passar por polimento a cada 6 meses, em média, devido ao manchamento do material e apresentam a vantagem de fácil reparo, caso seja necessário.

As lentes de contato, por sua vez, são mais indicadas para quem já tem algum tipo de prótese na região estética, sejam facetas em porcelana, coroas ou implantes. Por serem confeccionadas em cerâmica, apresentam ausência de manchamento e alta resistência.

Ambas têm o intuito de melhorar e harmonizar o sorriso reparando pequenas imperfeições. Nos dois tratamentos pode ser necessário pequeno desgaste dos dentes naturais para se obter uma adequada adaptação ou para mascarar um dente escurecido.

Voltamos a ressaltar a importância de o tratamento ser realizado por um profissional especializado. Isso porque o desgaste excessivo pode trazer dores e sensibilidade para os dentes, além de impossibilitar que a pessoa viva sem as facetas, caso queira retirá-las.

Vantagens:

• Harmonização do sorriso;
• Correção da cor;
• Não é um tratamento demorado;
• Resistentes;
• Repara dentes quebrados com facilidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as lentes de contato dental e as facetas em resina, caso deseje melhorar seu sorriso, clique aqui, agende uma avaliação e tire suas dúvidas!

DEPOIMENTOS

Agende sua consulta

Tenha motivos para viver sorrindo!

× AGENDE SUA CONSULTA