Implantes Dentários e Protocolos

Tipos de implantes e as diferenças entre eles

Implantes Dentários - Pituba - Salvador - BA

Ter um sorriso bonito e saudável, certamente está entre as prioridades de muitas pessoas, não é? No entanto, a falta de cuidados adequados, a negligência com a saúde bucal ou ainda acidentes e algumas doenças, podem causar a perda de um ou mais dentes.

Quando alguém perde um dente, seja aqueles que aparecem logo de primeira ao sorrir ou falar ou aqueles dentes mais ao fundo, os riscos de ter a autoestima abalada são enormes. Além de afetar a autoestima, a falta de dentes também pode trazer malefícios à saúde, por isso, manter as visitas frequentes ao dentista e a higiene bucal em dia, são passos fundamentais para um sorriso bonito e saudável.

Mas caso você tenha perdido um ou mais dentes, atualmente existem diversas opções para recuperar seu sorriso e função. Hoje falaremos sobre alguns tipos de implantes: unitários, parciais e protocolo.

Implantes Dentários - Pituba - Salvador - BA

Tipos de implantes e as diferenças entre eles

Ter um sorriso bonito e saudável certamente está entre as prioridades de muitas pessoas, não é? No entanto, a falta de cuidados adequados, a negligência com a saúde bucal ou ainda acidentes e algumas doenças, podem causar a perda de um ou mais dentes.

Quando alguém perde um dente, seja aqueles que aparecem logo de primeira ao sorrir ou falar ou aqueles dentes mais ao fundo, os riscos de ter a autoestima abalada são enormes. Além de afetar a autoestima, a falta de dentes também pode trazer malefícios à saúde. Por isso, manter as visitas frequentes ao dentista e a higiene bucal em dia são passos fundamentais para um sorriso bonito e saudável.

Mas, caso você tenha perdido um ou mais dentes, atualmente existem diversas opções para recuperar seu sorriso e função mastigatória. Falaremos sobre dois tipos de implantes: unitários e protocolo.

função dos implantes

Implantes Dentários - Pituba - Salvador - BA

Preencher o local onde havia um dente natural que foi perdido por alguma razão. Os implantes são dentes artificiais que servem como substitutos dos dentes definitivos, são colocados para preencher o espaço deixado e devolver a função e a estética da dentição dos pacientes. 

A princípio, para a colocação de um ou mais implantes, é necessário que o paciente tenha uma estrutura óssea em boas condições. Isso porque os implantes são fixados em um pino/parafuso de titânio que, por sua vez, é fixado no osso do maxilar do paciente. Caso o paciente não tenha boa estrutura óssea, é possível optar pela realização de um enxerto ósseo, implante curto ou escolher um tratamento mais adequado. Cada situação deve ser tratada e avaliada de acordo com as condições e particularidade de cada um.

função dos implantes

Os implantes têm a função de reabilitar a região que apresenta ausência dentária ou dentes com indicação de extração, seja de apenas um dente ou de toda a arcada. Após a instalação dos implantes, é possível fazer a fixação de uma coroa de porcelana unitária ou mesmo a instalação de uma prótese do tipo Protocolo e, assim, devolver a função mastigatória e a estética dos pacientes.

A princípio, para a colocação de um ou mais implantes, é necessário que o paciente tenha uma estrutura óssea em boas condições. Para essa conferência se faz essencial exame de radiografia panorâmica e, caso necessário, tomografia computadorizada. Isso porque os implantes são parafusos de titânio que serão fixados no osso maxilar do paciente. Caso o paciente não apresente boa estrutura óssea na região a ser operada, é possível optar pela realização de enxerto ósseo, implante curto ou escolher um tratamento mais adequado. Cada situação deve ser tratada e avaliada de acordo com as condições e particularidade de cada um.

Implantes Dentários - Pituba - Salvador - BA

Implantes protocolo

São indicados para aqueles pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada ou que ainda apresentam algum dente, mas com indicação de extração, sejam superiores ou inferiores. Para isso, são instalados de quatro a seis implantes para sustentar uma prótese fixa que irá substituir todos os dentes da arcada.

Esse tratamento é bastante buscado por pessoas que desejam parar de usar próteses móveis (dentaduras), visto que neste tipo de tratamento temos inúmeras vantagens como a segurança ao falar, melhora significativa na qualidade da mastigação e, consequentemente, na nutrição. Isso possibilita que o paciente volte a sentir o gosto dos alimentos, uma vez que a prótese móvel, por cobrir o palato (céu da boca), interfere no paladar. Além disso, não é preciso retirar a prótese para higienizar, dentre outros benefícios.

Implantes Unitários

Indicado para pacientes que perderam um ou mais dentes, em qualquer região da arcada dentária, mas que serão substituídos de forma individual.

Um pino de titânio é instalado para substituir a raiz do dente e, então, uma a prótese unitária é fixada nessa base.

Diante da importância de uma dentição completa e saudável, não negligencie sua saúde bucal, agende já uma avaliação clicando aqui.

Benefícios dos implantes

Implantes Dentários - Pituba - Salvador - BA
  • Recuperação da autoestima;
  • Funções restabelecidas;
  • Estética;
  • Conforto;
  • Praticidade;
  • Higienização;
Implantes Dentários - Pituba - Salvador - BA

Benefícios dos implantes

  • Recuperação da autoestima;
  • Funções restabelecidas;
  • Estética;
  • Conforto;
  • Praticidade;
  • Higienização;

Problemas causados pela falta de dentes

Só quem convive com a perda de dentes, sabe as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Vergonha de sorrir ou falar em público, baixa autoestima, escolher quais alimentos ingerir etc.

Por isso, os implantes têm feito tanto sucesso, afinal são uma forma de recuperar função e estética em um único tratamento. Veja agora alguns dos problemas que a falta de dentes pode trazer:

  • Dificuldades para falar: de acordo com a localização do dente perdido, é possível que o paciente passe a ter comprometimentos com sua dicção, se enrolar em algumas palavras e ir perdendo a vontade de socializar;
  • Limitações ao se alimentar: quando se perde um ou todos os dentes, também se perde a força no maxilar, desta forma, não é possível mastigar qualquer tipo de alimento sem sentir dores ou desconfortos. Sendo assim, é preciso optar apenas por alimentos que não causem desconfortos, impedindo a pessoa de comer o que tem vontade;
  • Dores de cabeça: a ausência dos dentes causa desequilíbrio bucal, forçando mais um local do que outro no maxilar, o que pode trazer dores de cabeça e até mesmo ATM (Articulação Tempomandibular);
  • Diante da importância de uma dentição completa e saudável, não negligencie sua saúde bucal, agende já uma avaliação.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre os implantes dentários e deseja melhorar seu sorriso, clique aqui, agende uma avaliação e tire suas dúvidas!

Siga nossas redes sociais:

Tudo sobre Implantes dentários

DEPOIMENTOS

Agende sua consulta

Tenha motivos para viver sorrindo!

× AGENDE SUA CONSULTA